"Peté

Shihan Peté Pacheco

Instrutor-Chefe JKA Portugal

José Gomes Pacheco, mais conhecido por "Peté", nasceu a 1 de Agosto de 1949, em Lisboa. Foi durante o seu 3º ano da faculdade, quando frequentava o curso de Economia, que teve o seu primeiro contacto com o Karate. Este facto alterou-lhe a vida para sempre!
Começou a prática de Karate na Casa da Mocidade, em Lisboa.
Em 1972, na companhia de dois colegas de treino, Afonso Lopes Vieira e Vilaça Pinto, projectaram a "louca viagem" ao Japão, de automóvel, passando toda a Europa e a antiga URSS. Chegando à Bélgica, foram treinar no dojo do Sensei Miyazaki, onde permaneceram algum tempo. Na sua estadia, acabaram por destruir o automóvel que os podia levar a continuar a viagem.

Com a ajuda dos Karatecas locais, incluindo o conhecido Sensei Sergio Gneo, arranjaram trabalho para juntar dinheiro e conseguir comprar a passagem a área para o seu destino, o Japão.

Chegaram ao Japão e foram recebidos no Hoitsugan pelo Sensei Nakayama. Apesar de terem chegado ao extremo oriente sem falarem japonês, o Sensei Peté permaneceu até 1975, onde entre vários episódios, treinou nos dojos do Sensei's Nakayama, Kanazawa, e na sede da JKA, obtendo ainda a graduação de 2º Dan. Durante esta estadia, em 1972, obteve o 2º lugar em Kumite Individual nos Campeonatos de Shinjuku - Tóquio.

Regressou a Portugal e foi sócio-fundador da ASKP- Associação Shotokan Karate Do Portugal. No entanto, em 1977, decide voltar novamente ao Japão, onde a convite do Sensei Nakayama, frequentou o difícil curso da Japan Karate Association. Apesar da dureza e de todo o sacrifício mental e físico que o curso exigia, o Sensei Peté conclui o curso, permanecendo três anos em Tóquio. No ano de 1979 graduou-se com o 3º Dan, e em 1980, integra a equipa de Tóquio que venceu o campeonato do Japão.

O Sensei Peté tornou-se uma das principais figuras do Karate nacional e europeu, onde para além de ter sido seleccionador nacional na FNK-P, formou-se com um dos principais árbitros europeus e mundiais da ESKA e JKA. Em 1995, juntamente com o Sensei António Pula e Paulo Álvaro, funda a JKA-Portugal.

Em 2005 é graduado com o 7º Dan, na JKA em Tóquio, e em 2006 obtém licença para realizar exames de graduação em Portugal até ao 3º Dan.

Em 2008 classifica-se como examinador A da JKA, e é convidado para pertencer ao Shihan-Kai (Conselho de instrutores) da JKA, honra concedida a pouquíssimos ocidentais.
Sensei Peté na sede da JKA, em Tóquio, durante o exame de graduação. Sentado à esquerda - Shihan Sugiura, à direita - Sensei Ueki - Tóquio 2005.
"É de uma grande honra, receber o conhecimento de quem dedicou uma vida inteira à prática do Karate, sendo um exemplo de persistência e de sacrifício na conquista daquilo porque lutou."

É através de toda a experiência de uma vida de Karate transmitida pelo Sensei Peté e pelo Conselho Técnico que dirige, que a ASKP se pode orgulhar de ter ao seu alcance o mais alto rigor técnico.

Quem tem o privilégio de o poder acompanhar não consegue ficar indiferente pois, ele transmite os seus valiosos princípios de uma forma natural. Cada treino é uma surpresa e no final de cada sessão todos se sentem enriquecidos e com vontade de aprender mais.

Reconhecido por todos como uma referência nacional, teve sempre a preocupação de transmitir os seus conhecimentos aos seus alunos, razão pela qual formou alguns dos mais importantes instrutores do nosso país.

Em 2017, a JKA WORLD FEDERATION de Tokio, distingue SHIHAN Peté Pacheco pela sua devução ao karate JKA.

Atinge a graduação de 8º Dan JKA, em novembro de 2021. 

Email: office@jkaportugal.pt

Develop a web page with Mobirise